A obter dados...
Barão de São João é uma Freguesia portuguesa do Município de Lagos, freguesia que tem 51,85 km² de área e fica situada no extremo noroeste do concelho de Lagos, sendo limitada a Norte pela freguesia da Bordeira (concelho de Aljezur), a Nascente pela freguesia de Bensafrim (concelho de Lagos), a Sul pelas freguesias de São Sebastião e da Luz (concelho de Lagos) e a Poente pelas freguesias de Barão de São Miguel, Budens e Vila do Bispo (concelho de Vila do Bispo).
A Freguesia de Barão de São João foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com a Freguesia de Bensafrim, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Bensafrim e Barão de São João com a sede em Bensafrim. Mas em 14 de março de 2025, as freguesias agregadas foram repostas às suas características iniciais pela lei n.º 25-A/2025, pelo que a Freguesia de Barão de São João foi de novo reposta.
Barão de São João resulta na expressão mais eloquente de uma Medievalidade que perdurou até à implantação da restauração da Freguesia em 1933.
A povoação de São João Baptista enriqueceu o seu património imobiliário com vastos domínios económicos que se estendiam até Budens, Barão de São Miguel, Almádena, etc.
Estas áreas sócio-económicas englobavam a então freguesia de Barão de São João que numa titularidade nobiliárquica fundamentavam a povoação de São João Baptista.
É no século XV, em pleno reinado de D. Afonso V, que surge em Portugal o título nobiliárquico, assim o Algarve iria conhecer este título numa data posterior a 1475.
Porém, é apenas no século XVII que a povoação de São João Baptista recebe o título nobiliárquico. Nessa época, Barão de São João detinha já de várias Confrarias e Mordomias.
Barão de São João evoluiu regressivamente e chega aos inícios do século XX com uma situação deficitária relativamente aos habitantes e aos meios económicos.
Integrado numa sociedade contemporânea através de uma ruralidade, Barão de São João inclui uma Mata Nacional e uma Igreja tipicamente enquadrada no século XVII onde são notáveis elementos religiosos dedicados a São João Baptista, ao Sagrado Coração de Jesus, entre outros.
in MARTINS, José António de Jesus,
Estudo Histórico Monográfico da Freguesia de Barão de São João,1989, pp.23-24
Publicado por: Freguesia de Barão de São João
Última atualização: 29-12-2025