A obter dados...
A Galinha de Cabidela (galinha caseira, sangue de galinha e batatas);
O Grão ou Feijão com Arroz, com Carne e enchidos de Porco;
As Papas Moiras com Carnes e Enchidos de Porco;
Os Carapaus Alimados e o Peixe Frito Albardado (peixe frito, no dia seguinte era passado por ovo e por farinha), este prato era muito utilizado pelos agricultores, ou quando a população se deslocava a algum lugar.
As pessoas produzem vinho essencialmente para consumo próprio. O tipo de vinho produzido é o tinto maduro, caracterizado pelo teor médio de 12ºC, por possuir uma cor rubi e uma consistência aveludada no paladar.
Os Bolos de doce fino (ovos, amêndoa e açúcar), que reproduzem miniaturas de frutos, animais, plantas, etc.;
Os Dom Rodrigo ( ovos, amêndoas e açúcar), terá sido no concelho de Lagos que apareceram os primeiros Dom Rodrigo;
Os Morgados (ovos, amêndoa e açúcar);
O Queijo de Figo e Estrelas (figo e amêndoa), muito apreciado na altura dos Santos 1º de Novembro e também no 1º de Maio, quando era tradição ir à Mata “enrolhar”, ou seja a população levava o farnel do qual o Queijo de Maio também fazia parte e divertia-se partilhando o que cada um levava. O Queijo de Figo e Estrelas era acompanhado com aguardente de medronho produzida na freguesia, visto existirem na Mata Nacional bastantes medronheiros;
O Bolo de Família (massa de pão, banha, azeite, ovos, canela e açúcar) era feito no dia da cozedura semanal do pão, porque assim aproveitavam a massa de pão para fazê-lo.
Publicado por: Freguesia de Barão de São João
Última atualização: 29-12-2025